sábado, 24 de março de 2012

Mignon ao Madeira e Batatas Pont Neuf crocantes

ingredientes

600g de Filé Mignon
Pimenta do reino a gosto
Salsa fresca picada
Sal a gosto
Azeite
4 dentes de alho picados
1 cebola grande laminada
100g de alho poró
2 batatas grandes
150g de farinha de rosca (para empanar)
100g de farinha de trigo
2 ovos
1L de óleo para fritar
1 colher de chá de orégano

para o molho

1 garrafa de vinho Miolo seleção tinto
100ml de vinho do porto
250g de cogumelos frescos
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
sal a gosto
1 colher de chá de mostarda
fundo de carne básico (1 venoura cortada em bastões, salsão, 1 cebola roxa sem casca cortada ao meio e um buque Garni (mix de ervas para perfumar nosso molho), 1 caldo de carne, 100g de ossobuco sem tutano e limpo).

modo de preparo
Filés

Corte os filés em bifes de 100 a 150g. Tempere-os com salsa, azeite e pimenta do reino. Reserve.

Na hora da fritura, acrescente pitadas de sal a gosto.

Dica do orégano: Eu salpico o sal espalhando por toda a carne já na hora que vai ao fogo. Aqueça a panela a fogo médio. Após dois minutos regue com 2 fios de azeite, leve os filés à frigideira, finalize com o alho triturado e acerte o sal. Frite-os até corá-los,

Batata

Faça cortes das batatas em forma de bastões (um corte Pont Neuf - Cortar a batata em forma de paralelepípedo. Em seguida cortar, no sentido do do comprimento, em lâminas de 1 cm de espessura e finalmente em bastões regulares de 1 cm de seção transversal e 7 cm de comprimento)

Cozinhe-as ao vapor. Quando estiver al dente salpique sal e orégano. Retire do vapor para esfriar.

Passe na farinha de trigo, ovos e por fim, na farinha de rosca.

Dica do orégano: Repouse as batatas em uma bandeja e leve ao freezer ou congelador por 10 mintos. Desta formas terá uma batata bem crocante.

Molho

Refogue o alho poró junto com a cebola laminada, 1 colher de sopa de azeite, salsa picada a gosto, o alho. Após amolecida a cebola, acrescente 200 ml de água. Deixe por 3 minutos em fogo baixo. Depois leve ao liquidificador, bata e reserve.

Vamos fazer um rum (tipo base para encorpar molhos)

Misture 2 colheres de manteiga e uma colher de farinha de trigo e envolva até formar uma pasta homogênea. Acrescente meia garrafa do vinho tinto, uma colher de chá de mostarda e 250 ml de fundo (caldo de carne). Vá mexendo até ficar um molho mais encorpado, acrescente 2 pitadas de pimenta do reino e o molho de alho poró reservado e continue mexendo em fogo baixo. Acrescente mais 200 ml de vinho tinto e 100 ml de vinho do porto. Depois da evaporação do vinho acerte o sal e acrescente os cogumelos frescos.

Montagem do prato:

Foram utilizadas as folhas do alho poró na lateral do prato para a decoração e repousadas as batatas sobre elas. No lado oposto repouse o filé e regue com o molho madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário