sexta-feira, 2 de março de 2012

ESFIHAS GAÚCHAS DE FRANGO E CATUPIRY

ingredientes
Massa:


3 ovos
1 xícara de açúcar
3 tabletes de fermento fresco para pão
1 xícara de óleo de milho
2 xícaras de coalhada (2 xícaras de leite morno misturadas com suco de 1 limão)
1 kg de farinha de trigo mais 1 xícara (para dar o ponto na massa e para polvilhar)


Recheio:

1 peito de frango sem a pele
Tempero completo a gosto
1 caixinha de creme de leite
1 embalagem de queijo Catupiry cremoso (250 g)
1 cebola média crua, picadinha
2 ramos de brócolis ,2 ramos de couve-flor e meia lata de milho verde (opcionais)
2 ovos batidos para pincelar

modo de preparo

Leve o frango ao fogo, com água suficiente para cobri-lo e com tempero completo a seu gosto (eu usei uma colher de sopa rasa, mas acho aconselhável provar). Pode usar panela de pressão, por 20 minutos, contados depois de começar a chiar. Desfie o frango bem fininho, regue com umas 4 colheres de sopa do caldo e com o creme de leite e reserve.

Cozinhe os brócolis e a couve-flor no caldo de cozimento do frango, ao dente. Pique em pedaços miúdos, misture ao milho e a um terço do frango e reserve.

Reserve também a cebola picadinha.

Massa:

Misture o fermento esfarelado com o açúcar até virar uma mistura líquida.

À parte, prepare a coalhada misturando o leite morno com o suco de limão. Junte os ovos e o óleo e bata com o garfo até desmanchar as gemas.

Coloque a farinha em uma tigela grande (ou uma bacia reservada apenas para fazer pão) deixando separada a xícara extra. Junte o fermento dissolvido e a coalhada misturada aos ovos e óleo. Misture tudo com uma colher de pau. Coloque as mãos na massa até que fique unida e lisa. A consistência é como um travesseiro fofo, levemente úmida mas se desprendendo dos dedos. Caso ainda esteja muito grudenta, acrescente, aos poucos, a farinha reservada e vá incorporando à massa até atingir o ponto certo. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e cubra com um pano de prato. Deixe crescer, em ambiente aquecido, por 30 minutos.

Separe a massa em três partes, sove umas três vezes, faça um rolo e corte em rodelas de 2 cm de largura. Abra as rodelas sobre a mesa até ficarem com 10 cm de diâmetro (não é necessário rolo de massa). Coloque uma porção farta do recheio com uma colher de sopa de Catupiry e 1 colher de sobremesa de cebola picada, feche a massa como esfiha, em formato triangular, pincele com o ovo batido e leve ao forno quente (180°) até começar a dourar. Passe, então, a forma para uma prateleira mais alta do forno para não queimar por baixo.

Repita o processo com as outras porções de massa sendo que uma das porções você recheia com o frango com legumes e fecha em formato quadrado para diferenciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário