quinta-feira, 8 de março de 2012

Cuscuz Gallo Paulista à moda Gallo

ingredientes

500 gramas de camarão médio
1 limão (suco)
500 gramas de cação em postas
3 ovos cozidos
1 quilo de palmito em conserva
4 colheres (sopa) de Azeite Gallo Extra Virgem
1 cebola grande picada
3 dentes de alho
8 tomates sem sementes e picados
3/4 xícara (chá) de extrato de tomate
200 ml de leite de coco
1 maço de cheiro verde picado
1 xícara (chá) de farinha de milho
1 xícara (chá) de farinha de mandioca
Folhas de salsinha, sal e e pimenta-do-reino a gosto

modo de preparo

Limpe os camarões; retire as cascas e a calda, faça uma incisão nas costas e retire as tripas com um palitinho. Lave bem em água corrente. Transfira para uma tigela e tempere com o suco de limão e sal.

Coloque numa panela 15 camarões, tampe e deixe cozinhar no vapor por 7 minutos em fogo médio.

Corte o cação em cubos de 2 cm. Corte também os ovos cozidos e os palmitos em rodelas. Reserve.

Umedeça uma forma de pudim com Azeite Gallo Extra Virgem para que o cuscuz desenforme mais facilmente. Disponha de maneira harmoniosa as rodelas de ovo, de palmito e os camarões cozidos. Reserve.

Numa panela, coloque a manteiga e leve ao fogo. Quando derreter, acrescente a cebola e mexa até ficar transparente. Adicione o alho e assim que dourar coloque os tomates picados e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos.

Junte a polpa de tomate, o leite de coco e o cheiro-verde. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por mais 15 minutos. Retire do fogo.

No liquidificador, bata o refogado de tomate. Volte-o à panela e deixe cozinhar em fogo médio. Adicione, aos poucos, a farinha de milho e a de mandioca. Continue mexendo até que comece a engrossar. Acrescente o cação, o restante do palmito e os camarões crus. Continue mexendo até que a mistura se desprenda do fundo da panela.

Transfira o cuscuz para a forma preparada e cubra com filme. Quando esfriar, leve à geladeira por 3 horas.

Desenforme sobre um prato e decore com as folhas de salsinha. Sirva frio.

Curiosidade:

O boom econômico do Brasil fez o mundo se interessar por nossa cultura popular. E o brasileiro, orgulhoso disso, está num momento de (re)descobrir os produtos de nossa terra – e valorizá-los. Por isso, comidas caseiras, mais simples, que antes ficavam restritas às cozinhas íntimas, hoje são estrelas de cardápios de superchefes que, como no Brasileiríssimo, fazem uma cozinha contemporânea usando produtos brasileiros. Pensando nisso, decidi desenvolver essa receita de cuscuz paulista, característico do Sudeste. Pode ser feito à base de farinha, milho, arroz ou mandioca numa massa levemente úmida, marinada, para incorporar temperos, cozida no vapor. Irresistível sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário